Problemas? Oba!!

Estamos nos aproximando de um novo ano. Este é um tempo de avaliarmos o que realizamos em 2023 e de fazermos planos para 2024. Qualquer que seja nossa condição social, econômica ou profissional, uma coisa será comum a todos: assim como em 2023 tivemos problemas para resolver, em 2024 eles também estarão lá. Alguns grandes, outros nem tanto. Mas eles estarão lá.

Mas não fique desanimado com isso! O médico-psiquiatra, conferencista, empresário e escritor Roberto Shinyashiki diz que os problemas não devem ser fonte de lamentação mas de comemoração! Ele diz o seguinte:

“Um problema é uma grande oportunidade de crescer, tanto pessoal como profissionalmente. Resolver um problema que aparece é aproveitar a chance de mostrar sua competência no trabalho, seu valor como profissional e também de ganhar mais dinheiro. (…) Tem sucesso quem sabe trabalhar para resolver os problemas dos outros, sejam eles seus clientes, seus superiores ou seus colaboradores”
(Shinyashiki, R. Problemas? Oba! Ed. Gente, p. 24-25).

Vemos que a diferença está na forma como encaramos os problemas: com otimismo ou com pessimismo.

Certa vez uma fábrica de sapatos desenvolveu um projeto de exportação para a Índia. Enviou dois de seus consultores a pontos diferentes do país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte e-mail para a direção da empresa: “Cancelem o projeto pois aqui ninguém usa sapatos, todos andam descalços!”. Alguns dias depois chega o e-mail do outro consultor: “Tripliquem o projeto de exportação pois aqui ninguém usa sapatos – ainda!”. Onde um viu um problema o outro viu uma oportunidade!

Portanto, ao nos depararmos com os desafios que 2024 nos reserva, lembremos que problemas não são obstáculos a serem lamentados, mas oportunidades a serem comemoradas. Cada desafio é uma chance de crescimento pessoal e profissional, uma oportunidade de demonstrar nossa competência e valor como profissional e até de alcançar maior prosperidade.

Assim, encaremos o novo ano com otimismo, vendo em cada problema uma porta aberta para o sucesso. Sejamos como o consultor que viu na ausência de sapatos na Índia não um motivo para cancelar o projeto, mas sim uma razão para expandi-lo. Que em 2024 possamos triplificar nossos esforços e aproveitar cada obstáculo como uma oportunidade para alcançar novas alturas.

Problemas? Oba! Eles são os degraus que nos levarão ao próximo nível de conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *