Oito dicas para pilotar motos com mais segurança

Motociclistas são os que mais morrem em acidentes de transporte relacionados ao trabalho. Fique atento às dicas de segurança ao pilotar.

11 06 Acidentes de motos1

Dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) mostram que o índice de mortes por acidentes de trabalho teve um aumento de 7% em 2022. No total, foram registrados 2.538 mortes e 613 mil acidentes no período analisado. Desses, 24.642 correspondem a acidentes com motos.

Se você é motociclista fique atento para essas dicas simples para evitar acidentes com a moto:

  1. Mantenha-se sempre visível: se possível use roupas com detalhes reflexivos, especialmente a noite. Sempre trafegue com o farol ligado, mesmo de dia.
  2. Não ultrapasse nas curvas: fazer ultrapassagens nas curvas limita a visibilidade dos veículos que transitam pela pista oposta.
  3. Não transite em paralelo a outros motociclistas: Em caso de uma situação perigosa, não haverá espaço suficiente para manobrar, comprometendo a sua segurança e a do outro motociclista.
  4. Não transite entre outros veículos: ultrapassagem seguem a mesma lógica para as duas categorias. Desse modo, assegure-se de que você está sendo visto por outros condutores.
  5. Cuidado com o ponto cego: Não circule muito próximo a carros ou caminhões. Você pode estar na zona de “ponto cego” dos outros veículos, que podem mudar de pista sem aviso prévio e provocar acidentes.
  6. Cuidado com crianças nas ruas: este é um dos principais motivos de acidentes envolvendo motos. Anteceda qualquer situação de risco e circule com mais cuidado em zonas escolares e nas proximidades de parques e praças.
  7. Observe os obstáculos no caminho: mantenha-se atento ao caminho pra detectar irregularidades na pista com tempo suficiente para evitar tragédias.
  8. Mantenha a concentração: em muitos casos, os acidentes ocorrem quando estamos muito próximos ao nosso destino. Isso se explica porque ficamos mais relaxados. Na moto, onde o piloto fica mais exposto no trânsito, nunca desvie seus olhos da direção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *