Motociclistas são os que mais morrem em acidentes de transporte relacionados ao trabalho. Fique atento às dicas de segurança ao pilotar.
Dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) mostram que o índice de mortes por acidentes de trabalho teve um aumento de 7% em 2022. No total, foram registrados 2.538 mortes e 613 mil acidentes no período analisado. Desses, 24.642 correspondem a acidentes com motos.
Se você é motociclista fique atento para essas dicas simples para evitar acidentes com a moto:
- Mantenha-se sempre visível: se possível use roupas com detalhes reflexivos, especialmente a noite. Sempre trafegue com o farol ligado, mesmo de dia.
- Não ultrapasse nas curvas: fazer ultrapassagens nas curvas limita a visibilidade dos veículos que transitam pela pista oposta.
- Não transite em paralelo a outros motociclistas: Em caso de uma situação perigosa, não haverá espaço suficiente para manobrar, comprometendo a sua segurança e a do outro motociclista.
- Não transite entre outros veículos: ultrapassagem seguem a mesma lógica para as duas categorias. Desse modo, assegure-se de que você está sendo visto por outros condutores.
- Cuidado com o ponto cego: Não circule muito próximo a carros ou caminhões. Você pode estar na zona de “ponto cego” dos outros veículos, que podem mudar de pista sem aviso prévio e provocar acidentes.
- Cuidado com crianças nas ruas: este é um dos principais motivos de acidentes envolvendo motos. Anteceda qualquer situação de risco e circule com mais cuidado em zonas escolares e nas proximidades de parques e praças.
- Observe os obstáculos no caminho: mantenha-se atento ao caminho pra detectar irregularidades na pista com tempo suficiente para evitar tragédias.
- Mantenha a concentração: em muitos casos, os acidentes ocorrem quando estamos muito próximos ao nosso destino. Isso se explica porque ficamos mais relaxados. Na moto, onde o piloto fica mais exposto no trânsito, nunca desvie seus olhos da direção.