No último dia 26 de junho, ocorreu a formatura de 19 mulheres no curso de Eletricista Residencial para Mulheres, oferecido pela ILUMI em parceria com o SENAI. A cerimônia foi realizada no Auditório “Antonio Bezerra”, localizado na sede da ILUMI.
O curso iniciou em março, Mês da Mulher e teve uma carga horária de 160 horas, foi profissionalizante e visou capacitar as participantes a interpretar diagramas elétricos e realizar instalações elétricas prediais e residenciais. Ao término do programa, as alunas receberam um certificado de conclusão.
Os diretores da ILUMI, Paulo e Carlos Bezerra, prestigiaram o evento e elogiaram as alunas pela iniciativa e dedicação às aulas, desejando que elas possam utilizar os conhecimentos para melhorar sua renda familiar e se tornarem profissionais eletricistas. A gerente de RH da ILUMI, Flávia Binotto, destacou a alegria de ver a primeira turma de eletricistas mulheres formadas e a contribuição à sociedade que a ILUMI está dando por meio das novas profissionais formadas.
Fabiana Santana Domingos, 39 anos, uma das formandas, comentou sobre sua experiência: “Com o curso ganhei independência para saber mexer na energia, instalar uma tomada. Mas também foi desafiador. Trabalho o dia todo e tenho filhos pequenos. Vai agregar muito no meu trabalho pois sou vendedora de materiais elétricos e esse conhecimento vai me ajudar na hora de vender produtos ILUMI.”
Celi Aparecida de Almeida, 55 anos, outra formanda, compartilhou seu desafio: “Pra mim foi um grande desafio voltar a uma sala de aula e aprender, e agora com esse conhecimento posso eu mesma realizar reparos e instalações em minha casa e para meus amigos.”
Vinicius Martini, instrutor e engenheiro eletricista, destacou a experiência única de formar mulheres nesta profissão. “Foi incrível trabalhar com mulheres pois elas conseguem se adaptar mais rápido em várias situações diferentes, prestando atenção aos detalhes e agregando muito valor ao conteúdo das aulas”, disse o professor. Ele explicou que os objetivos do curso foram totalmente atingidos, pois as alunas conseguiram montar um projeto completo de instalação elétrica numa residência, dimensionando as potências e quantidades e também executar esse projeto.