Aprenda como fazer o salário durar o mês inteiro
Se você se encontra na situação em que seu salário parece nunca ser suficiente para cobrir todas as despesas mensais, é um sinal de que precisa revisar a organização de suas finanças. O sonho comum de fazer o salário durar o mês inteiro frequentemente se transforma em frustração quando o dinheiro desaparece após o pagamento das contas.
No entanto, é possível reverter essa situação com algumas dicas simples de gerenciamento financeiro.
- Avalie Sua Situação Financeira Atual: se você sente que seu salário nunca é suficiente para cobrir todas as despesas, é hora de rever suas finanças.
- Classifique Suas Despesas: separe suas despesas em três categorias:
a. Gastos Básicos: esses são os gastos essenciais que você não pode deixar de pagar, como aluguel, água, luz, supermercado e internet.
b. Reserva Financeira: comece a construir uma reserva financeira separando uma quantia no início do mês, mesmo que seja pequena. A disciplina é a chave.
c. Gastos Supérfluos: após pagar as contas básicas e contribuir para sua reserva de emergência, você pode gastar com mais tranquilidade em compras não essenciais. - Revise Seus Gastos Regularmente: hábitos e prioridades financeiras mudam, portanto, é importante revisar sua lista de gastos de tempos em tempos.
- Evite Gastos Invisíveis: cartões de crédito e parcelamentos podem prejudicar seu orçamento. Some todas as parcelas antes de assumir novos compromissos financeiros.
- Regra dos Terços: uma regra prática sugere a divisão do salário em 1/3 para contas básicas, 1/3 para poupança e 1/3 para gastos não planejados.
- Planeje o Orçamento Anual: planeje gastos pontuais que ocorrem em diferentes meses do ano, como presentes, IPVA, seguro do carro e material escolar. O segredo é não se esquecer que estas despesas virão e, portanto, você precisa guardar dinheiro para elas de alguma forma.
Com disciplina e essas dicas, você pode fazer seu salário durar o mês inteiro, alcançando uma sensação de segurança financeira e preparação para o futuro.
CLIQUE AQUI e baixe a planilha de Excel do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – para controle do seu Orçamento Doméstico.