No último dia 8 de outubro, a APAS – Associação Presbiteriana de Assistência Social, em Leme, celebrou a inauguração de sua “Biblioteca Infantil Ilumi”, um projeto realizado com recursos da renúncia fiscal da ILUMI, por meio do PROAC-SP. Além dos livros, a biblioteca conta com fantoches, jogo de mesa com cadeiras, brinquedos educativos e jogos recreativos. A intenção do projeto é desenvolver o prazer pela leitura de forma lúdica, estimulando a leitura, interpretação, troca de idéias, expressão e até mesmo a reflexão sobre as próprias historias de vida dos alunos.
A APAS é uma entidade sem fins lucrativos, idealizada pelos membros das igrejas presbiterianas de Leme, com o fim de dar assistência a crianças e adolescentes em situação de risco, através de oficinas sócio-educativas, alimentação e apoio as famílias. Atualmente atende a cerca de 100 crianças 6 a 15 anos no contraturno escolar.
O projeto é fruto da coordenação entre os parceiros envolvidos e funciona da seguinte forma: a Laranjeira Cultural desenvolve projetos culturais e esportivos e os inscreve na Receita Estadual de SP. Após a aprovação, busca parceiros como a ILUMI, que destinam parte de seu imposto para essas iniciativas. Juntos, aplicam o projeto em escolas, entidades assistenciais e outras organizações, direcionando parte do imposto diretamente para a comunidade onde a empresa está inserida.
Esta iniciativa da ILUMI na APAS faz parte das ações da empresa para promover a educação e a cultura em Leme, mostrando como a sinergia entre empresas, entidades culturais e sociais pode gerar um impacto positivo na comunidade local.