Você sabia que um dos elogios que a Disney mais recebe há décadas é que a limpeza dos parques é impecável? Levando em conta quantas crianças circulam nesses espaços e quanto se come por ali, mantê-los limpos é uma conquista e tanto. Como a empresa faz isso?
Não basta retirar o lixo religiosamente e treinar funcionários para recolher sujeiras do chão sempre que as virem. Quem vai à Disney pode notar que a cada 25 passos de distância, aproximadamente, encontrará uma lixeira. Essa medida não é arbitrária – foi baseada em um estudo que determina o tempo que se leva para tirar o papel de um doce e a distância média que um convidado percorre nesse período. Isso se chama “fantástica atenção aos detalhes”, uma das filosofias da empresa Disney.
Muitas vezes, cultivamos o espírito do “vai assim mesmo” – ou seja – fazemos as coisas do jeito que mais nos convém, sem prestarmos atenção aos detalhes, de qualquer jeito. A grandeza de uma empresa não se faz simplesmente com grandes construções, máquinas, muitos funcionários, grandes estoques, etc. Construímos nossa grandeza a partir da soma de pequenos detalhes. São os detalhes que fazem diferença no final e que geram a qualidade em nossos produtos e processos.
Se cada um se preocupar em fazer seu trabalho atendo aos detalhes de qualidade, de segurança, de melhorias contínuas, de atenção e colaboração com os colegas e superiores, então faremos da ILUMI não o mundo encantado de Disney, mas o mundo real da qualidade e da satisfação de nosso cliente final.