Mulher no Volante: Daniela, a primeira motorista da ILUMI

Daniela Rodrigues da Costa, uma mãe determinada e apaixonada pela estrada, está quebrando barreiras e realizando seu sonho de se tornar uma caminhoneira. Sua jornada para alcançar esse objetivo não foi fácil, mas sua determinação e paixão a levaram a superar todos os obstáculos.

Tudo começou em 2014, quando Daniela ingressou na produção da ILUMI. A semente do desejo de dirigir caminhão foi plantada anos antes, quando era mais nova e viajou por vários estados de caminhão . Ela recorda com nostalgia: “Sentia uma paz muito grande quando estava na boleia, na estrada!”

Porém, em 2016, a chegada de sua filha mudou seu foco. Daniela dedicou-se integralmente aos cuidados maternos, deixando de lado seus sonhos de se tornar caminhoneira ou mesmo Policial Militar, mesmo tendo passado no concurso.

Foi somente no ano passado, quando sua filha completou oito anos, que Daniela decidiu retomar seu antigo desejo. Com muito esforço e sacrifício, ela juntou o dinheiro necessário para tirar sua habilitação. Determinada a realizar seu sonho, ela conseguiu a tão desejada CNH “D” e, logo em seguida, recebeu um convite para assumir uma vaga de motorista na ILUMI, graças a uma indicação de Leonardo, e o apoio da Gerente de Supply Chain, Najara. “Acredito que temos que contribuir para a inovação e desenvolvimento da ILUMI. Por isso, ao saber do sonho da Daniela e havendo uma vaga disponível, aproveitamos para inovar, dando a ela a oportunidade de ser a primeira motorista do sexo feminino da Delf, nossa transportadora!”, disse Najara.

Entretanto, o caminho de Daniela não tem sido fácil. Ela enfrentou e ainda enfrenta o preconceito – não na ILUMI – mas de alguns colegas de profissão. Na estrada, já teve a ultrapassagem bloqueada por outro caminhoneiro quando percebeu que era uma mulher ao volante. Nos postos de abastecimento, sente os olhares curiosos e os comentários maldosos dos outros motoristas. Mas Daniela não se abala com isso. Com um sorriso no rosto, ela afirma: “Eu não ligo. Eu não absorvo o que vem de ruim. Procuro ser simpática e conversar de outro assunto!”

Para Daniela, seu diferencial como motorista vai além do preconceito enfrentado. Ela preza pela segurança e cuidado com o caminhão e a carga, mostrando-se mais prudente no trânsito, especialmente em descidas e curvas.

Desde o início de março, Daniela já está realizando viagens pela região. Seu próximo objetivo? Conquistar a CNH “E”, que permitirá que ela dirija carretas. Sua paixão pela estrada e a sensação de liberdade que ela proporciona são evidentes em suas palavras: “Agora me sinto livre e tenho uma sensação de paz quando estou na estrada. Eu adoro, é maravilhoso!”

A história de Daniela Rodrigues da Costa é um exemplo inspirador de determinação, coragem e superação. Ela está provando que, com força de vontade e perseverança, é possível realizar nossos sonhos, independentemente dos obstáculos que possamos encontrar pelo caminho. E quebrando estereótipos de gênero, ela está abrindo portas para outras mulheres que sonham em seguir carreira no transporte rodoviário.

2 comentários em “Mulher no Volante: Daniela, a primeira motorista da ILUMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *