O método do 5S é japonês, embora já houvessem iniciativas semelhantes na França e também nos Estados Unidos no século XIX. Mas como metodologia ligada à qualidade, o 5S surgiu no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, como tática para facilitar e ordenar a reconstrução pós-guerra.
Conhecido como o controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando produtos conforme a expectativa do cliente, o 5S, no princípio, era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Mas com os novos desafios, inclusive com a evolução da tecnologia, o 5S evoluiu.
Hoje, seu papel é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e especialmente, pessoas.
Nas organizações, a metodologia dos 5s permite desenvolver uma melhoria contínua na destinação dos materiais. Esta metodologia melhora o clima organizacional, a produtividade e consequentemente a motivação dos funcionários e é dividida em 5 palavras de origem japonesa: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke. Cada uma destas palavras busca despertar a atenção para um senso de responsabilidade.
O aprendizado e a prática do 5s proporciona a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional.
O 5s funciona a partir do momento que o indivíduo internaliza este conceito e o coloca em prática.
O 5S na Vida Pessoal
O primeiro “S” do programa, Seiri (Senso de Utilização),na vida pessoal, isso se traduz em avaliar e eliminar itens, tarefas ou relacionamentos que não contribuem para nosso bem-estar ou crescimento pessoal. Isso nos ajuda a simplificar nossas vidas e focar no que realmente importa.
O segundo “S”, Seiton (Senso de Ordenação), significa encontrar um lugar para cada coisa e manter nossos espaços arrumados. Ao fazer isso, reduzimos o estresse e aumentamos nossa capacidade de concentração e produtividade.
Por fim, o terceiro “S”, Seiso (Senso de Limpeza), aplicado à vida pessoal, isso não se refere apenas à limpeza física, mas também à limpeza mental, emocional e espiritual. Ao cultivar uma mente e um coração limpos, somos capazes de viver com mais clareza, propósito e harmonia.
O quarto “S” do Programa 5S é Seiketsu (Senso de Padronização) pode se traduzir em estabelecer rotinas saudáveis, como uma agenda diária ou semanal para realizar tarefas domésticas, exercícios físicos ou hobbies. Esses padrões ajudam a manter a consistência e a disciplina em nossas vidas.
Por último, o quinto “S” é Shitsuke (Senso de Autodisciplina). na vida pessoal, isso significa desenvolver a autodisciplina para manter os padrões estabelecidos, mesmo quando não há supervisão externa. Ao praticar a autodisciplina, podemos garantir que a organização, a limpeza e a eficiência se tornem parte integrante de nosso estilo de vida, promovendo um maior equilíbrio e sucesso pessoal.