A prioridade das coisas

É comum respondermos que não temos tempo para fazer determinadas coisas. O acúmulo de compromissos e tarefas, faz com que tenhamos que priorizar coisas. As mais importantes são feitas primeiro; as menos importantes, são feitas depois… ou não são feitas. Sobre isso, há uma história curiosa:

Um mestre uma vez foi questionado por seu discípulo sobre a real importância das coisas. O mestre, ao invés de responder a pergunta, pediu que o discípulo pegasse um vaso de boca larga e colocasse algumas pedras grandes dentro. Assim feito, o mestre perguntou ao discípulo:

— O vaso está cheio ?

— Sim. Respondeu o discípulo.
Então o mestre pediu ao discípulo que colocasse um monte de pedregulhos dentro do mesmo vaso.

— E agora, esta cheio ?

— Sim.
Novamente o mestre pediu que o discípulo colocasse areia dentro do vaso.

— E agora, esta cheio ?

— Sim.
Então o mestre pediu que fosse colocada agua dentro do vaso. Neste ponto o discípulo prontamente disse:

— Entendi mestre. A real importância das coisas esta na forma com que as armazenamos.
E o mestre respondeu:

— Não. O vaso só pode ser cheio desta forma porque as grandes coisas foram colocadas primeiro, depois as menores e assim por diante.

Assim também é a vida. Priorize sua vida com as coisas que realmente são grandes e importantes como a sua família, seus amigos e seu desenvolvimento pessoal e profissional, depois priorize as menores, como seus hobbies, esportes, redes sociais etc…

Aqui na empresa, faça o mesmo: comece pelas coisas mais importantes e que envolvem mais pessoas que, nem sempre, são as mais agradáveis ou fáceis e depois vá fazendo as demais tarefas nesta ordem de prioridade.

Priorize com sabedoria suas tarefas e mantenha o foco: nem sempre o que é gostoso de fazer é o mais importante e urgente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *